イベントカレンダー
2014/01/20
Yahoo Notícias
Gustavo Fernandez
Vises-na-Coleo-Ludwig-traz-Picasso-e-Pop-Art-para-So-Paulo
"Visões na Coleção Ludwig" traz Picasso e Pop Art para São Paulo
Exposição começa dia 25 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, com obras de grandes artistas
Ocupando todos os cinco pavimentos do CCBB, "Visões na Coleção Ludwig" contará com peças assinadas por ícones como Picasso, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, Roy Lichtenstein, Tom Wesselmann, Claes Oldenburg e Jasper Johns. Logo no início do percurso o público irá se deparar com Cabeça de Criança, obra de Gottfried Helnwein medindo seis metros de altura. Na sequência, é a vez de apreciar trabalhos da Pop Art, como Retrato de Peter Ludwig, de Andy Warhol, e Ruínas, de Roy Lichtenstein, que dividem o espaço com um Pablo Picasso (Cabeças Grandes, 1969).

O Centro Cultural Banco do Brasil preparou um presente especial para São Paulo no dia do aniversário de 460 anos da cidade: a exposição "Visões na Coleção Ludwig", com 78 obras de diversos artistas e movimentos estéticos. A curadoria fica a cargo de Evgenia Petrova, Joseph Kiblitsky (representantes do Museu Ludwig do Museu Russo de São Petesburgo) e Ania Rodríguez.

A coleção que pertenceu ao empresário alemão Peter Ludwig (1925 - 1996) é uma das mais importantes de todo o mundo. Tendo estudado história da arte, arqueologia, história e filosofia em Mainz (Alemanha) e casado com Irene Monheim, com quem compartilhava o interesse pelas artes, Ludwig possuía um olhar visionário e foi o primeiro colecionador europeu a reconhecer o valor e potencial da Pop Art. Dividindo o interesse pela arte com sua esposa, o alemão chegou ao ponto de adquirir pelo menos uma obra por dia, a partir dos anos 70. Sua generosidade rendeu 12 museus batizados com seu nome, em países como Alemanha, Suíça, Hungria, Rússia, Áustria e China, pelos quais estão distribuídas as aproximadamente 20 mil peças de sua coleção.
A mostra
Ocupando todos os cinco pavimentos do CCBB, "Visões na Coleção Ludwig" contará com peças assinadas por ícones como Picasso, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, Roy Lichtenstein, Tom Wesselmann, Claes Oldenburg e Jasper Johns.

Logo no início do percurso o público irá se deparar com Cabeça de Criança, obra de Gottfried Helnwein medindo seis metros de altura. Na sequência, é a vez de apreciar trabalhos da Pop Art, como Retrato de Peter Ludwig, de Andy Warhol, e Ruínas, de Roy Lichtenstein, que dividem o espaço com um Pablo Picasso (Cabeças Grandes, 1969).

Há ainda uma tela de Jean-Michel Basquiat, importante nome da história do grafitti, e obras representantes do neoexpressionismo alemão, do hiperrealismo e das correntes norte-americanas new image painting e pattern and decoration. No subsolo do CCBB estarão peças que demonstram o esforço do casal em explorar diferentes contextos geopolíticos e vencer fronteiras, como a do sul-coreano Lee Sang-Won (Da série Tempo e Espaço, 1996) e do grego Pavlos (Guarda-roupa IV, 1968).

Pablo Picasso Por fim, o público poderá curtir atividades interativas no 1º andar, como navegar por um mapa que ilustra o crescimento da Coleção Ludwig por cada uma de suas sedes ou criar sua própria composição com quadros da exposição em uma parede magnética.

A coleção ficará exposta até dia 21 de abril em São Paulo, migrando a seguir para o CCBB-RJ, em maio, e posteriormente para o CCBB-BH, no final de agosto.

Serviço

Visões na Coleção Ludwig
Curadoria: Evgenia Petrova, Joseph Kiblitsky e Ania Rodríguez
Data: de 25 de janeiro a 21 de abril de 2014
Horários: quarta a segunda, das 9 às 21 horas
Entrada franca

"Visiones en la Colección Ludwig" abre sus puertas al público en la sede del Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Río de Janeiro
2014
Kindskopf (Head of a Child)
oil and acrylic on canvas, 1991, 600 x 400 cm / 236 x 157'', Ludwig Collection in the Sate Russian Museum




トップに戻る